Notícias?

Trazemos aqui uma compilação de artigos referentes a nossa área de atuação.
hepic-blog-050421 (Medium).png

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

 

Hoje, 5 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data pede algumas reflexões, como a importância de evitar a utilização indiscriminada de medicamentos, incluindo antimicrobianos, que podem levar a graves consequências, como intoxicação e resistência microbiana. 

 

Na última publicação do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), de 2017, foi divulgado que o número de intoxicações por medicamentos antimicrobianos supera o número de casos de intoxicações por agrotóxicos, produtos de limpeza e cosméticos. 

 

Algumas questões que levam à intoxicação por medicamentos são: 

. Uso inadequado desses produtos;

. Erros de administração;

. Automedicação; 

. Prescrição médica inadequada. 

 

Riscos do uso indiscriminado de medicamentos 

A pandemia da Covid-19 também está contribuindo com a expansão do uso indiscriminado de medicamentos, incluindo aqueles sem eficácia comprovada. 

 

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgou informações a respeito do risco da automedicação, incluindo sobrecarga dos serviços públicos, já saturados com atendimento de pessoas com Covid-19, além de exposição ao contágio do novo vírus. 

 

Na dúvida, vale lembrar da recomendação da Organização Mundial de Saúde: “Há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.” (OMS, 1985).

 

Importância da data 

A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. 

 

As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado após seu uso.

 

Cuidados com a administração de medicamentos

. Segurança no uso: caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas a medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;

. Evitar a automedicação: utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;

. Utilização correta: use seus medicamentos na dose prescrita, respeitando os horários e o tempo indicado pelo médico;

. Descarte e armazenamento adequados: descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;

. Esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.

 

Clique aqui para conhecer as funcionalidades do sistema Hepic e como ele pode otimizar os processos de vigilância e controle epidemiológicos de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IRAS)