Conheça o novo antibiótico capaz de eliminar superbactérias

Nesta semana, o jornal científico Nature publicou um artigo em que cientistas apresentam um novo antibiótico capaz de eliminar superbactérias. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e da farmacêutica suíça Hoffmann-La Roche, o novo antibiótico Zosurabalpin, que consegue matar de modo eficiente a bactéria Acinetobacter baumannii, que causa infecções graves nos pulmões, no trato urinário e no sangue, sendo capaz de resistir a uma classe de antibióticos bastante numerosa chamada Carbapenema. 

Também conhecida pelo acrônimo em inglês Crab (Acinetobacter baumannii resistente à Carbapenema), essa bactéria é um patógenos de prioridade 1 na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017, juntamente com outras duas bactérias – Pseudomonas aeruginosa e Enterobacteriaceae.

Em 2027, apenas nos Estados Unidos, a Crab causou em torno de 8,5 mil infecções em pacientes hospitalizados e foi a causa de 700 mortes, segundo informações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

Superbactéria

A Acinetobacter baumannii, que se desenvolve em ambientes como hospitais e clínicas de repouso, pode afetar os pacientes mais vulneráveis. 

Vale destacar ainda que a superbactéria é tida como sendo a origem de 2% de todas as infecções hospitalares nos hospitais americanos, sendo mais comum na Ásia e no Oriente Médio. A Crab é responsável üpr 20% de todas as infecções nas UTIs em todo o mundo.

As infecções resistentes aos antibióticos são consideradas uma grande ameaça à saúde humana, especialmente as que são causadas por um grupo bastante extenso de bactérias chamado de Gram-negativas, que são protegidas por uma carapaça externa que contém uma substância chamada lipopolissacarídeo (LPS).

Você sabia que o Hepic é um sistema de informação para a monitorização dos processos de vigilância e controle epidemiológicos de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IRAS)?

Clique aqui para conhecer os diferenciais do sistema Hepic

Redação

Gostou? Compartilhe

Categorias

Veja outros conteúdos