Marburg: um dos vírus mais letais do mundo se torna ameaça para o Brasil

Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou um surto do vírus Marburg na Guiné Equatorial, na África. Considerado um dos vírus mais letais do mundo, o Marburg causa uma doença da mesma família do Ebola.

O vírus foi documentado pela primeira vez em 1967, quando surgiram casos nas cidades de Marburg e Frankfurt, na Alemanha. Na ocasião, os primeiros casos foram confirmados em cientistas que tiveram contato com animais infectados. Até hoje, em mais de 56 anos, o Marburg acumula 16 surtos, com mortalidade variando entre 22% e 88% dos infectados.

Apesar de ainda não ter mortes confirmadas, oito óbitos que poderiam estar ligados ao vírus estão sendo analisadas. Segundo especialistas, é pouco provável que o Marburg gere uma pandemia mundial. No entanto, a facilidade de contágio e a possibilidade de causar surtos, exige atenção das autoridades sanitárias.

Sintomas

Segundo informações da OMS, os pacientes com suspeita do vírus costumam apresentar febre, fadiga, vômito com sangue e diarreia. É importante ainda estar atento ao período de incubação do vírus, que pode variar entre 2 e 21 dias, de acordo com o Centro de Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. 

Transmissão

Devido à sua carga viral alta, o Marburg é um vírus muito infeccioso que pode ser transmitido pelo contato direto, via secreções como sangue, saliva, suor, urina ou fezes. 

Ele ataca os tecidos de órgãos e vasos sanguíneos, causando febre hemorrágica agressiva, semelhante à febre provocada pelo Ebola. O vírus também pode ser transmitido aos seres humanos por morcegos ou macacos silvestres.

Você sabia que o Hepic é um sistema de informação para a monitorização dos processos de vigilância e controle epidemiológicos de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IRAS)?

Clique aqui para conhecer os diferenciais do sistema Hepic

Admin

Gostou? Compartilhe

Categorias

Veja outros conteúdos