
O tabaco é responsável pela causa de inúmeras doenças, entre elas, o câncer de pulmão, entre outras infecções pulmonares. Por isso, hoje, 31 de maio, data em que é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, apresentamos a campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão responsável pela divulgação de ações para orientar a população sobre os riscos provocados pelo tabaco, além de oferecer apoio para quem quer parar de fumar, no Brasil.
A data, comemorada em todo o mundo, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987, com a proposta de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Os riscos do tabagismo
O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Por isso, oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle.
A pandemia do novo coronavíruspode ser um estímulo para parar de fumar. Por isso, a campanha deste ano destaca os riscos do tabaco, além das possibilidades para quem deixa de fumar, como a melhoria da qualidade de vida e da capacidade pulmonar, deixando as pessoas menos vulneráveis a inúmeras doenças, entre elas, a Covid-19.
A OMS listou mais de 100 razões para parar de fumar como forma de mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a deixarem de fumar.
A lista foi organizada por tema e traz vários elementos que reforçam e motivam a cessação do tabagismo.
Clique aqui para conferir a lista completa com mais de 100 razões para parar de fumar.