Notícias?

Trazemos aqui uma compilação de artigos referentes a nossa área de atuação.
hepic-blog-0408 (Small).png

Dia Nacional da Saúde alerta para cuidados e prevenção

 

Hoje, 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde, data instituída com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção de doenças.

 

Oficializada e incluída no calendário oficial brasileiro em 1967, a data também é uma homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pela erradicação de algumas epidemias, como a febre amarela e a varíola, que acometeram o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.

 

Já o dia 5 de agosto foi escolhido por ser a data de nascimento de Oswaldo Cruz.

 

Dia Nacional da Saúde

A data foi criada em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em virtude da preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas, e também para orientar e conscientizar sobre os seus problemas.

 

Além de se tornar um hábito diário, o cuidado com a saúde deve envolver higiene pessoal e cuidados preventivos a algumas doenças.

 

Oswaldo Cruz

Nascido no dia 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz foi pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Ele também foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal, que atualmente é conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e também pela fundação da Academia Brasileira de Ciências.

 

Você sabia que o Hepic é um sistema de informação para a monitoração dos processos de vigilância e controle epidemiológicos de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IRAS).

 

Clique aqui para conhecer os diferenciais do sistema Hepic