Notícias?

Trazemos aqui uma compilação de artigos referentes a nossa área de atuação.
hepic-blog-090621 (Medium).png

Dia Nacional da Imunização alerta para a importância da vacinação

 

Hoje, 9 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Imunização, data criada com o objetivo de chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva.

Por isso, manter a carteira de vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é fundamental para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.

 

Clique aqui para conferir o calendário de vacinação indicado para cada fase da vida no site do Programa Nacional de Imunizações

 

A história da imunização

O termo ‘vacina’ foi utilizado pela primeira vez em 1798, quando em meio a uma epidemia de varíola o médico e cientista Edward Jenner notou que as ordenhadoras de vacas de um pequeno vilarejo pareciam estar imunes à doença.

 

Covid-19: perguntas e respostas sobre a 2ª dose das vacinas

 

Isso ocorreu porque, devido ao contato constante com os animais, as ordenhadoras acabavam por adquirir a varíola bovina. Concluindo que a varíola bovina trazia certa imunidade aos humanos, Jenner inoculou os dois tipos de vírus em um garoto do mesmo vilarejo e este teve a doença de uma forma branda, o que possibilitou que o cientista iniciasse os estudos neste campo.

A palavra vacina, inclusive, deriva justamente de ‘variolae vaccinae’, nome científico dado à varíola bovina.

 

Com informações da Agência Brasília

 

Clique aqui para conhecer os diferenciais do sistema Hepic