Notícias?

Trazemos aqui uma compilação de artigos referentes a nossa área de atuação.
hepic-blog-120521.png

Dia do Enfermeiro: nossa homenagem aos profissionais dedicados ao cuidar

 

O 12 de maio foi escolhido como o Dia do Enfermeiro em homenagem à data de nascimento de Florence Nigthingale (1820 - 1910). A jovem britânica, filha de pais abastados, escolheu como profissão a arte de cuidar e revolucionou a área, sendo reconhecida até hoje por suas ações.

 

Florence destacou o trabalho da enfermagem durante a Guerra da Criméia (1853 - 1856), onde desenvolveu um plano de trabalho com organização e método utilizando gráficos, demonstrando aos comandantes a necessidade de reestruturação dos hospitais de campanha.

 

Passando por Florence com seus gráficos e taxas, até a os dias atuais, o enfermeiro é o profissional central do Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde  - IRAS. É ele quem prescreve os cuidados com os dispositivos invasivos como cateteres venosos e cateteres vesicais, executa esses cuidados, recebe e analisa os resultados de culturas, apraza horário de antimicrobianos e gerencia os ‘isolamentos’.

 

Semana da Enfermagem 

Entre os dias 12 e 20 de maio, é comemorada a Semana da Enfermagem, instituída na década de 1940, em homenagem a duas importantes profissionais: Florence Nigthingale, já citada neste artigo, e Ana Nery, primeira enfermeira brasileira a se alistar para trabalhos militares.

 

Em meados do século 16 a enfermagem começou a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada. Mas, apenas no século 19, na Era Moderna, que a enfermagem ganhou notoriedade graças a essas duas mulheres incríveis, que transformaram a história.

 

Desde então, a enfermagem é sinônimo de cuidar, atendendo às necessidades básicas do indivíduo, de forma a torná-lo apto para uma vida saudável.

 

No Brasil, a Semana da Enfermagem é comemorada pelos Conselhos de Enfermagem Estaduais, homenageando os profissionais de enfermagem dedicados ao cuidar.

 

Por tudo isso, a First do Brasil reconhece, agradece e presta sua homenagem a todos esses profissionais.

 

Feliz Dia do Enfermeiro!