Notícias?

Trazemos aqui uma compilação de artigos referentes a nossa área de atuação.
hepic-blog-210521 (Medium).png

Covid-19: Brasil confirma primeiro caso de infecção com a cepa indiana

 

O primeiro caso de Covid-19 provocado pela variante do coronavírus B.1617, conhecida como cepa indiana, foi confirmado no Brasil.

 

A variante foi identificada em um indiano de 54 anos, que deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís (MA), há uma semana.

 

Segundo informações divulgadas pelo governo maranhense, trata-se de um tripulante do navio Shandong da Zhi, que veio da África do Sul trazendo minério de ferro à capital maranhense.

 

Cepa indiana

Assim que houve a suspeita de que o paciente estaria contaminado com a nova variante, a Secretaria Estadual da Saúde do Maranhão enviou um alerta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Médicos e cientistas vêm demonstrado grande preocupação com a cepa indiana, devido a alta transmissibilidade e resistência, tendo sido classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma ‘preocupação global’.

 

Chamada de B.1.617, a nova variante foi identificada na Índia pela primeira vez no ano passado, por um cientista. Apesar de ser mais transmissível que o vírus original, ainda não se sabe se a cepa indiana é mais mortal.

 

Barreiras sanitárias

Na semana passada, o governo federal proibiu voos internacionais com origem ou passagem pela Índia, visto que o país está atrás apenas dos Estados Unidos em relação ao número casos do novo coronavírus.

 

A proibição se somou ainda às restrições, da mesma natureza, relativa a voos vindos do Reino Unido e da África do Sul.