Notícias?

Trazemos aqui uma compilação de artigos referentes a nossa área de atuação.
hepic-blog-240621 (Medium).png

Conheça os principais efeitos colaterais das vacinas contra Covid-19

 

Desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, são muitas as dúvidas sobre os efeitos colaterais de cada uma das vacinas disponibilizadas na rede pública de saúde.

 

Por isso, reunimos aqui algumas informações para esclarecer questões relacionadas aos principais efeitos de cada imunizante. “95% das reações relatadas são leves ou moderadas e essas reações são esperadas”, explica Suzie Gomes, gerente-geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da ANVISA.

 

Efeitos colaterais muito comuns: indisposição, sensibilidade, dor, sensação de calor, coceira ou manchas roxas no local onde a vacina foi aplicada.

 

Efeitos colaterais comuns: inchaço, vermelhidão ou um caroço no local da injeção, febre, enjoos e vômitos ou diarreia, sintomas semelhantes aos de um resfriado como febre acima de 38°C, dor de garganta, coriza, tosse e calafrios.

 

Vale destacar que todas as pessoas que apresentarem efeitos colaterais após receber a vacina devem registrar a ocorrência no sistema VigiMed, no site da ANVISA.

 

As informações adicionais sobre cada um dos imunizantes podem ser consultadas na bula de cada vacina: Coronavac, Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, Janssen e Pfizer.