Notícias?

Trazemos aqui uma compilação de artigos referentes a nossa área de atuação.
hepic-blog-230622.png

Conheça a vacina de spray nasal contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida no Brasil

 

Cientistas do Incor, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a primeira vacina de spray nasal contra a Covid-19.

 

Este, que é o primeiro projeto 100% nacional, foi iniciado em 2020, logo após os primeiros registros de Covid-19 no Brasil.

 

De acordo com Jorge Kalil Filho, diretor do Laboratório de Imunologia do Incor e coordenador da pesquisa, o ponto de partida da pesquisa envolveu a busca por um antígeno para a vacina. Para isso, foi necessária a investigação da resposta imune de 210 pacientes recuperados da doença e os estudos foram realizados a partir da análise de amostras sanguíneas desses pacientes. A partir daí, a composição do antígeno foi testada com várias formulações para chegar ao spray nasal.

 

Atualmente, a vacina vem sendo testada em animais e, o próximo passo, envolverá testes em voluntários para avaliar a imunogenicidade, a dosagem e o perfil de segurança em humanos.

 

Com produção simplificada e totalmente nacional, a vacina se destaca ainda por sua capacidade de se adaptar às diferentes variantes em circulação. No entanto, o médico destaca que, apesar da parte científica estar praticamente resolvida, seu desenvolvimento em grande escala depende de recursos tecnológicos ainda escassos no Brasil. “Talvez tenhamos que recorrer a parceiros lá fora”, explica Kalil.

 

Apesar de estar em estágio avançado, ainda não há previsão para o início da aplicação do imunizante na população.

 

Você sabia que o Hepic é um sistema de informação para a monitorização dos processos de vigilância e controle epidemiológicos de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IRAS)?

 

Clique aqui para conhecer os diferenciais do sistema Hepic