Notícias?

Trazemos aqui uma compilação de artigos referentes a nossa área de atuação.
hepic-blog-vacinacovid.png

4 erros que devem ser evitados por quem já tomou a vacina contra a Covid-19

 

Quem faz parte da população que já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 deve continuar seguindo os protocolos de segurança para proteger quem está ao seu redor.

Veja a seguir os cuidados que ainda devem ser tomados mesmo por quem já foi contemplado com a imunização:

 

1. Pensar que está ‘totalmente imunizado’ após a segunda dose

Não é considerado ‘totalmente imunizado’ pelo menos duas semanas após as duas doses de vacinação. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, ‘geralmente o corpo leva duas semanas após a vacinação para gerar proteção (imunidade) contra o vírus’.

 

2. Achar que não pode mais se infectar

Especialistas alertam que algumas pessoas que já tomaram as duas doses do imunizante e estão totalmente vacinadas contra a Covid-19 podem ficar doentes porque as vacinas não são 100% eficazes. A possibilidade é pequena, mas em alguns casos, você pode ser infectado.

 

3. Não se isolar se tiver sintomas

Qualquer pessoa vacinada com sintomas deve ser isolado e avaliado clinicamente, especialmente se foi exposto a uma pessoa com Covid-19 ou com suspeita da doença. Se esteve com alguém com a doença, mas não apresenta sintomas, não precisa se isolar ou fazer um teste.

 

4. Deixar de lavar as mãos com frequência

A higienização frequente das mãos deve continuar mesmo se você já tomou as duas doses da vacina. Afinal, em espaços públicos fechados é improvável que possamos saber se outras pessoas foram vacinadas ou se correm risco de adoecer gravemente.

 

Você sabia que o Hepic é um sistema de informação para a monitorização dos processos de vigilância e controle epidemiológicos de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IRAS)?

 

Clique aqui para conhecer os diferenciais do sistema Hepic